Leilões Detran

Inúmeras são as fiscalizações policiais que ocorrem nas diversas estradas e rodovias espalhadas pelo país, onde são apreendidos diversos veículos automotores que constam algum tipo de irregularidade. Essas operações podem ocorrer em estradas, rodovias ou até mesmo dentro de grandes, médias e pequenas cidades do interior. Os casos de apreensão geralmente ocorrem por falta de CNH – Carteira Nacional de Habilitação – por parte dos condutores dos veículos, ou por conta de qualquer outra irregularidade que causam perigo para as pessoas, como motoristas alcoolizados que comentem absurdos e atrocidades no trânsito, botando em risco a vida de cidadãos comuns, e infratores que desrespeitam as leis de trânsito presentes no CTB – Código de Trânsito Brasileiro. Quando não são resgatados pelos proprietários dentro do prazo legal, os veículos apreendidos acabam dispostos para leiloes DETRAN, que é um leilão de autos que atrai muitas pessoas interessadas em adquirir um automóvel, como no caso dos leilões São Paulo, RJ e RS.

Leilão do Detran do RJ

Leilão do Detran do RJ

Outro caso bastante comum que leva inúmeros veículos a serem leiloados nos leilões DETRAN, é por conta de débitos tributários e de multas de trânsitos. Quando o veiculo se encontra apreendido, ele só pode ser liberado perante uma decisão judicial ou perante o pagamento da multa e da taxa de liberação do veiculo, caso o mesmo não tenha recebido o aval do juiz autorizando a liberação ou o proprietário ultrapasse o prazo dado pela justiça para o pagamento da divida com o estado, o veiculo vai para um dos leiloes DETRAN.

Nesses leilões judiciais é possível arrematar veículos por valores bem abaixo do mercado, como no caso dos leilões de máquinas, onde terceiros adquirem diversos equipamentos como máquinas agrícolas ou industriais. Depois de arrematado, o veículo sairá com o documento já no nome do arrematante, o qual deverá pagar, além do valor do lanço, as taxas referentes ao bem adquirido, bem como deverá quitar os débitos pendentes de tributos como o IPVA.
 

Leilões do Detran do RS

Leilões do Detran do RS

Nos leiloes DETRAN o interessado em algum veículo só pode analisar de forma superficial o estado de conservação dos automóveis expostos, não podendo ser os mesmos serem colocados em funcionamento, sendo que ficam em uma área reservada, com tempo determinado para a visualização, com acompanhamento de responsáveis pelos leilões veículos. Também ocorrem os leilões motos, onde os veículos devem ser analisados da melhor forma possível, para que se evitem surpresas desagradáveis e decepções quando ele for arrematado e retirado pelo comprador.

Leilões do Detran

Leilões do Detran

Diversas são as pessoas que freqüentam esses leilões, que vão desde pessoas mais simples, com pouco poder aquisitivo e apenas desejam adquirir um primeiro automóvel, como aqueles de uma melhor classe social e que tratam esta atividade como um hobby ou até mesmo uma forma de investimento, pois geralmente são arrematados por valores baixos, o que proporciona uma considerável margem de lucro na sua comercialização posterior.

 

Gostou do artigo sobre Leilões Detran? Veja mais sobre Leiloes1 aqui!

 
 
 
/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();